Recursos Humanos

Thompson

A rotina de um profissional de Recursos Humanos consiste em avaliar o desempenho e medir a performance dos funcionários da empresa. A partir de ferramentas de avaliações é possível mensurar e otimizar o desempenho dos colaboradores melhorando os resultados da companhia.

A Thompson Management Horizons possui soluções estratégicas para empresas dos mais variados mercados e tamanhos.

A metodologia Redesenho Organizacional foi desenvolvida para empresas que passaram por mudanças estratégicas e precisam repensar sua organização.

O processo consiste em realizar o mapeamento dos processos chaves da organização, o redesenho das estruturas de liderança, focando principalmente na agilidade da tomada de decisão, além do correto dimensionamento das equipes, garantindo a máxima eficiência na execução de tarefas. A partir dessa análise pode-se identificar desequilíbrios, sobreposições e desalinhamentos na estrutura organizacional da companhia.

A partir do entendimento da estrutura e da dinâmica da companhia pode-se estabelecer ajustes com foco na simplificação dos processos decisórios. Está solução contempla a análise das principais dimensões organizacionais – Pessoas, Processos, Produtos, Ativos, Passivos e Tecnologia – redesenhando as estruturas organizacionais para que sejam mais adentes ao negócio e as estratégias da companhia.

A Avaliação de Desempenho é outra ferramenta utilizada pela Thompson Management Horizons, a partir dela é possível avaliar as competências técnicas e comportamentais da companhia.

O desempenho de um profissional pode ser medido pelo atingimento de metas e a competência que é formada por três componentes: Conhecimento, Habilidade e Atitude.

 

1. Conhecimento:

 A melhor ferramenta para medir o conhecimento técnico necessário nas atividades cotidianas de um colaborador é o EDUCAQUIZ.

O EDUCAQUIZ é uma aplicação no formato SAAS (Software As A Service) que envia periodicamente para o profissional um número de perguntas (sendo o ideal em torno de trinta perguntas) sobre temas relacionados a sua posição na empresa, ou seja, desde quais produtos/ serviços são vendidos pela companhia até as regras e políticas da companhia.

A partir das respostas do profissional o EDUCAQUIZ monta um ranking com os colaboradores que possuem o mesmo nível do avaliado, nunca informando sua identidade apenas seu resultado no teste, sendo em primeiro lugar a maior pontuação no EDUCAQUIZ e em último a menor pontuação. O ranking gera uma motivação intrínseca nos colaboradores pois o profissional aceita ficar na média do ranking, mas não aceita ficar no fim da lista. Quando ele identifica que está no fim da lista do ranking, ele estuda as perguntas que errou e se prepara para o próximo Quiz. Conforme os profissionais do fim do ranking vão estudando e melhorando, os outros profissionais também estudam para melhorar seus conhecimentos.

 

2. Habilidade

 A melhor ferramenta para medir habilidades (principalmente soft skills) do colaborador é o PHP2 – Perfil de Habilidades Profissionais. 

O PHP2 – Perfil de Habilidades Profissionais é uma ferramenta de Assessment/Avaliação desenhada para colaborar na construção do perfil de Habilidades Profissionais, permitindo o diagnóstico, o mapeamento e a gestão de talentos pelo cruzamento e a comparação de dados individuais com outros, sejam estatísticos ou específicos do avaliado e da empresa que o recebe.

O conhecimento estruturado das tendências comportamentais das pessoas avaliadas antecipa conclusões e permite maior probabilidade de sucesso em processos seletivos, promoções, realocações, aconselhamento de carreiras, dissolução de conflitos, estruturação de equipes, etc. Ou seja, sempre que houver necessidades de gerenciamento de pessoas em seu ambiente de trabalho.

O PHP2 é um trabalho científico, baseado em dados estatísticos para análise de tendências humanas frente às situações do cotidiano. Diferencia-se desta forma dos testes psicológicos conhecidos. O sistema que dá suporte a este estudo foi desenvolvido e é constantemente atualizado, para estar adaptado às necessidades brasileiras das pequenas, médias e grandes empresas. Uma ferramenta indispensável para toda empresa que identifica em seus colaboradores, seu principal diferencial competitivo frente ao mercado e a seus clientes.

 

3. Atitude

A melhor ferramenta para uma avaliação imparcial é a THOMPSON 360. Uma metodologia eficaz, voltada para identificar e analisar percepções que times e gerencias possuem um dos outros na companhia.

O intuito é promover a melhoria contínua dos colaboradores através de feedbacks pontuais. O colaborador responde uma auto avaliação, que depois é comparada com as respostas de seus superiores, pares, subordinados, fornecedores e até mesmo por clientes internos e externos.

As métricas de competências são definidas pela área de Recursos Humanos garantindo que o feedback seja nas habilidades, capacidades e competências necessárias para que a organização atinja de forma efetiva suas metas e objetivos.

A ferramenta THOMPSON 360 melhoras a sinergia de equipes, permite acompanhamento de resultados e alinhamento de expectativas.

Entre em contato com a Thompson Management Horizons e conheça as metodologias EDUCAQUIZ, PHP2 e THOMPSON 360.

Entre em contato

Para mais informações preencha o formulário abaixo e um dos nossos consultores entrará em contato.